Redes Sociais

Home » Notícias


Frente Parlamentar Ambientalista de AL discute Cadastro Ambiental

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Frente Parlamentar Ambientalista de AL discute Cadastro Ambiental

A Frente Parlamentar Ambientalista de Alagoas lançou nesta última quarta-feira (19) o Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Implementação do novo Código Florestal. O evento, na Assembléia Legislativa (ALE), contou com a presença do diretor-presidente e técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Ministério Público Estadual (MPE), do poder legislativo e Organizações não governamentais (ONGs).

O novo Código Florestal, aprovado em 2012, prevê o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como um instrumento para organizar um registro público eletrônico de imóveis rurais. O CAR deve integrar informações ambientais georreferenciadas de propriedades rurais e urbanas para controle, monitoramento, planejamento ambiental e combate ao desmatamento. Embora o CAR ainda não tenha sido regulamentado pela presidência da república, os debates da aplicação do cadastro já ocorrem no Brasil.

No Plenário da ALE, Geovana Assunção, engenheira ambiental do IMA, explicou aos presentes a finalidade do CAR e como deverá ser usado o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR). Ela esclareceu que pequenos, médios e grandes proprietários de áreas urbanas e rurais deverão realizar o cadastro, pois sem ele o produtor poderá perder inúmeros benefícios.

A engenheira ambiental explicou ainda que órgãos públicos, ONG’s, sociedade civil, empresas privadas, sindicatos rurais e movimentos sociais deverão ajudar no processo do cadastramento das 90 mil propriedades rurais do estado de Alagoas.

FONTE: http://aquiacontece.com.br/noticia/2013/06/21/frente-parlamentar-ambientalista-de-al-discute-cadastro-ambiental




 

Presidente Regional Alagoas: Jamison Rodrigues

E-mail: pen.al@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.