Redes Sociais

Home » Notícias


Prefeituras e Estado discutem políticas de Meio Ambiente

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Prefeituras e Estado discutem políticas de Meio Ambiente

O meio ambiente será pauta da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na próxima segunda-feira (17). Resíduos Sólidos e Comitê do São Francisco serão os destaques da reunião entre os prefeitos, Estado e órgãos relacionados ao assunto.

O andamento dos consórcios de resíduos sólidos

Há dois meses a AMA e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promovem reuniões técnicas semanais para acompanhar e coordenar o andamento da formalização dos consórcios públicos na área de resíduos sólidos.

Para fazer um balanço do que já foi feito e alertar os próximos passos que devem ser tomados na Política estadual e municipal de Resíduos Sólidos, a reunião da próxima segunda-feira (17) reunirá prefeitos, técnicos das prefeituras e membros do Instituto do Meio Ambiente, Codevasf, Secretaria de Infraestrutura e Funasa.

Elaine Patrícia, gerente de Planejamento em Saneamento da Semarh, afirmou que além da reunião com todos os prefeitos sobre a Política de Resíduos Sólidos, também haverá as reuniões técnicas, na AMA, para a aprovação do estatuto do consórcio da região Metropolitana, às 9h, e a eleição para presidente de região do Alto Sertão, às 14h.

Os encontros seguem o plano Estadual de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos, que dividem os municípios em 07 regiões. O estudo técnico para elaboração do plano levou em consideração a implementação dos sistemas de tratamento e da adequada disposição final. O Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, acredita que o consórcio é o principal caminho para cumprir a Lei dos Resíduos Sólidos, que determina que todos os municípios brasileiros tenham seus aterros sanitários até 2014.

Eleição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

No segundo ponto de pauta, às 13h, acontecerá a eleição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para triênio 2013-2016. A vaga é direcionada a uma das prefeituras alagoanas. O Comitê, integrado pelo poder público e representantes da sociedade civil, tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

Segundo Roberto Lobo, superintendente de Recursos Hídricos da secretaria Estadual de Meio Ambiente, hoje Traipu possui a vaga titular do Comitê e Pão de Açúcar a suplente. “O comitê é federal, mas uma das 6 vagas de Alagoas é direcionada para uma prefeitura”, afirmou Lôbo.

Cronograma de reunião:

10h – Política Estadual e Municipal de Resíduos Sólidos – com representantes da AMA, Funasa, CODEVASF, SEINFRA, IMA e SEMARH.

13h – Eleição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF (Municípios de: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Campo Grande, Canapi, Carneiros, Coruripe, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igaci, I. Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, L. de Anadia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, M. do Negrão, Monteirópolis, Olho d´Água Flores, Olha d´Água do Casado, Olho d´Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, P. dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, S. do Ipanema, São Brás, São Sebastião, São José Tapera, Senador Rui Palmeira, Teotônio Vilela e Traipu).

FONTE: http://aquiacontece.com.br/noticia/2013/06/17/prefeituras-e-estado-discutem-politicas-de-meio-ambiente




 

Presidente Regional Alagoas: Jamison Rodrigues

E-mail: pen.al@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.