Redes Sociais

Home » Notícias


Emater/AL promove simpósio sobre reestruturação do semiárido

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Emater/AL promove simpósio sobre reestruturação do semiárido

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) vai promover um debate qualificado sobre as ações de reestruturação do Semiárido Alagoano. A oportunidade será durante o Simpósio Estadual Reestruturação Produtiva do Semiárido Alagoano, que ocorrerá nesta terça-feira (29), das 14h às 18h, durante a Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2013), no Parque da Pecuária, em Maceió. O simpósio é uma das ações da Emater/AL durante a exposição.

Na programação estão previstos três painéis, com os temas: sorgo e mandioca para produção de forragem – Potencialidades e alternativas para o semiárido alagoano; Palma Forrageira – Potencialidades e alternativas para o semiárido alagoano; e Reestruturação Produtiva da Pecuária e Reserva Alimentar  no Semiárido Alagoano. Como facilitadores estarão técnicos e pesquisadores da Emater/AL, Emdagro- SE, EBDA - BA, Embrapa, Ufal, Uneal e Secretaria de Estado da Agricultura.

De acordo com a diretora presidente da Emater/AL, Inês Pacheco, o simpósio será um espaço de discussão sobre o Plano de Estruturação do Semiárido Alagoano, que está sendo trabalhado pelo Grupo de Trabalho do Comitê Integrado de Combate à Seca (Coics), coordenado pelo instituto. “Alagoas, como outros estados do Nordeste, está enfrentando uma severa estiagem e as consequências são cada vez mais graves, por isso temos que traçar ações de médio e longo prazo que garanta a produtividade da nossa agricultura. Ações que permitam a convivência com a adversidade da região”, enfatizou Inês Pacheco.

As experiências dos estados da Bahia e Sergipe, principalmente na formação de uma reserva estratégica de forragem para alimentação animal, será um dos assuntos debatidos. Em Alagoas, estudos com o sorgo forrageiro da variedade SF -15, uma parceria entre pesquisadores da Emater/AL e do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, tem excelentes resultados.

Segundo Fernando Gomes, pesquisador da EmaterAL especialista em forragens para alimentação animal, a variedade apresenta alta capacidade de produção de matéria seca, ideal para produção de silagem. “O SF-15 foi avaliado em diferentes ambientes dos estados de Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas, apresentando uma boa capacidade de rebrota e resistência ao acamamento. O mais importante é que resiste a estresse hídrico, ou seja, a poucas chuvas”, relatou o pesquisador.

Os interessados em participar do simpósio devem encaminhar nome completo, CPF, instituição e telefones de contato para o email eventos@emater.al.gov.br até o dia 28, próxima segunda-feira. 


FONTE: http://aquiacontece.com.br/noticia/2013/10/29/emateral-promove-simposio-sobre-reestruturacao-do-semiarido




 

Presidente Regional Alagoas: Jamison Rodrigues

E-mail: pen.al@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.