Redes Sociais

Home » Notícias


Defesa Civil reconhece emergência em cinco municípios do Amazonas

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Defesa Civil reconhece emergência em cinco municípios do Amazonas

A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em Manaus e nos municípios de Autazes, Careiro, Iranduba e Manaquiri. A declaração de emergência foi publicada na edição da última sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

Com o reconhecimento da situação de emergência, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Ministério da Integração Nacional para atender as famílias atingidas com a cheia dos rios.

A Defesa Civil do Amazonas informou que, até a manhã deste sábado (15), 40 dos 62 municípios do Estado já tinham decretado situação de emergência, com 66,7 mil famílias atingidas.

Ainda na manhã de hoje, o nível das águas do Rio Negro estava em 29,33 metros em Manaus - 0,64 centímetros abaixo da cota história de 29,97 registrada em maio de 2012.

A previsão da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil é que até segunda-feira o nível das águas suba dois centímetros em Manaus. No interior do Estado, o nível dos rios parou de subir.

Os decretos de emergência têm validade de 90 dias e dão autorização ao Poder Público de entrar nas casas afetadas a qualquer hora do dia, mesmo sem autorização do proprietário, para determinar evacuação, se houver necessidade, além de interditar propriedades, inclusive particulares, para evitar riscos à vida.

Em maio deste ano, o Ministério da Integração Nacional destinou R$ 1,5 milhão ao Amazonas para ações de socorro e assistência aos municípios atingidos pela cheia dos rios.

Os recursos devem ser utilizados para o restabelecimento de serviços essenciais, no apoio logístico para recuperar os municípios danificados com as inundações e para compra de combustíveis para que as equipes das defesas civis se desloquem até os locais.

FONTE: http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/defesa-civil-reconhece-emergencia-em-cinco-municipios-do-amazonas/88901




 

Presidente Regional Amazonas: Francisco Rodrigues

E-mail: pen.am@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.