Redes Sociais

Home » Notícias


Produtores de GO se inscrevem no CAR, Cadastro Ambiental Rural

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Produtores de GO se inscrevem no CAR, Cadastro Ambiental Rural

Com a pasta de documentos em mãos, José Antônio Simão foi à Secretaria de Meio Ambiente, em Trindade, saber como pode registrar a fazenda no Cadastro Ambiental Rural. Depois de preencher uma ficha, ele foi informado que vai ter de regularizar a área de reserva legal da propriedade de 75 hectares, que fica a cinco quilômetros de Trindade.

Pelo fato da fazenda ter menos de 80 hectares, ele vai ganhar o projeto para colocar a documentação em dia. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente foram até a propriedade para identificar as localizações exatas. A partir das coordenadas que os técnicos localizaram no GPS, um plano de recuperação ambiental foi traçado, foram definidas as áreas de reserva legal e de proteção permanente.

Desde que herdou a fazenda do pai, José iniciou um trabalho de recuperação nas matas ciliares e no trecho que escolheu para averbar como reserva legal, por isso, não deve ter dificuldade para atender a exigência da lei.

No Centro-Oeste, reserva legal e área de proteção permanente devem somar 20% da área total da propriedade.

Assim como José, todos os produtores brasileiros vão ter um ano para registrar as propriedades no Cadastro Ambiental Rural. Quem tem áreas acima de 80 hectares vai ter de contratar um responsável técnico para fazer o cadastro.

Com o sistema, tudo o que existe dentro de uma propriedade vai poder ser monitorado por foto de satélite.

Só em Goiás, 150 mil propriedades devem ser inscritas no Cadastro Ambiental Rural. José Antônio está satisfeito de poder colocar no papel o trabalho de preservação que começou a fazer há quase 20 anos.


FONTE: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/05/produtores-de-go-se-inscrevem-no-car-cadastro-ambiental-rural.html




 

Presidente Regional Goiás: Santana Pires

E-mail: pen.go@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.