Redes Sociais

Home » Notícias


Emissões de carbono ameaçam planos de Copa verde no Brasil

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Emissões de carbono ameaçam planos de Copa verde no Brasil

A quantidade de emissões de gases do efeito estufa durante a competição em 2014 pode prejudicar os planos brasileiros de realizar uma Copa sustentável – promessa assumida quando fora escolhido como anfitrião. O País tem avançado em diversos pontos, como a certificação ambiental dos estádios, mas pode finalizar o evento com uma conta alta de C02 por neutralizar.

As grandes distâncias entre as cidades-sede e a dependência do transporte rodoviário e aéreo, mais poluentes, são um grande desafio para o País. Daniel Bleher, pesquisador da consultoria Öko Institut, responsável pelo projeto ambiental de gestão de emissões da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, afirma que é difícil comparar os dois países. "O Brasil é muito maior e não tem uma rede de transporte ferroviário desenvolvido. Por isso não tenho certeza se será uma Copa muito sustentável", explica.

O governo brasileiro ainda não possui uma estimativa oficial de quanto será emitido durante o evento. Neste momento, preparam o inventário final da Copa das Confederações, que deve ser entregue ainda em novembro. Um estudo preliminar do governo de Minas Gerais aponta que um total de 804 mil toneladas de C02 equivalente serão geradas com a Copa apenas no Estado. Na Alemanha, foram contabilizadas 92 mil toneladas, emitidas durante todo o evento.


FONTE: http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/emissoes-de-carbono-ameacam-planos-de-copa-verde-no-brasil,70ca6b62a3962410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html




 

Presidente Regional Minas Gerais: Frederico Borges

E-mail: pen.mg@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional.