Redes Sociais

Home » Notícias


Queimadas aumentam 105% em MT e governo promete rigor em fiscalização

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Queimadas aumentam 105% em MT e governo promete rigor em fiscalização

O Governo de Mato Grosso informou nesta sexta-feira, durante lançamento do Plano Integrado de Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais, que deve aumentar o rigor nas fiscalizações contra ocorrências ligadas às queimadas nos próximos três meses, quando tem início o período proibitivo no estado. A medida é considerada uma reação ao crescimento de 105% no número de focos em 2012 com relação a 2011. Já nos quatro primeiros meses de 2013, eles já somam 2.345, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

José Lacerda, secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), diz que as ações vão ocorrer com o propósito de não deixar o estado repetir a trajetória de 2012. Mas o próprio Executivo não estabeleceu, por exemplo, uma meta a que se propõe atingir na redução dos focos de queimadas.

"Mas não iremos reduzir os focos se não houver participação da comunidade", expressou José Lacerda. Em Mato Grosso, 60% dos registros de queimadas estão concentrados em propriedades particulares; outros 10% em Terras Indígenas; 13% em assentamentos; e os demais distribuídos nas áreas de conservação (estado e federação).

"Já sabemos onde está aquele que mais queima e o desafio é estabelecer equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente", afirmou o secretário-executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, tenente coronel Bombeiro Agnaldo Pereira de Souza.

Enquanto na área rural as queimadas ficam proibidas durante todo o ano, na zona rural a restrição ao uso do fogo será no período entre 15 de julho e 15 de setembro, de acordo com o Comitê Estadual de Gestão do Fogo. Mas é exatamente nesta época que os casos de focos crescem. "Não podemos errar e precisamos nos preparar", afirmou ainda o tenente-coronel dos Bombeiros.

FONTE: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/06/queimadas-aumentam-105-em-mt-e-governo-promete-rigor-em-fiscalizacao.html




 

Presidente Regional Mato Grosso: MILTON RODRIGUES

E-mail: pen.mt@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.