Redes Sociais

Home » Notícias


Relatório diz que desmatamento volta a crescer em MT

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Relatório diz que desmatamento volta a crescer em MT Mato Grosso foi o estado que mais desmatou a Amazônia, de acordo com o último levantamento apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o relatório do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes) e do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), o Estado desmatou 52% de uma área equivalente a 5.843 quilômetros quadrados. Os dados são equivalentes ao período de agosto de 2012 a julho de 2013. 

Com relação ao desmate geral, os dados do Prodes revelam que houve um aumento de 28% no desmatamento da Amazônia. 

Apesar do aumento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou, em entrevista à Agência Brasil, que essa “é a segunda menor taxa de desmatamento já registrada em toda história”, desde que o monitoramento começou a ser feito pelo Inpe.

Mato Grosso também ocupa as primeiras posições do desmatamento, quando o cálculo é feito em quilômetros. 

Nesse aspecto, o Estado fica em segundo lugar, com 1.149 quilômetros quadrados desmatados, perdendo apenas para o Pará, com 2.379 quilômetros quadrados desmatados. 

Outro lado

A superintendente de monitoramento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Elaine Consini, afirmou que o Governo de Mato Grosso ainda não tem um posicionamento em relação ao aumento do desmate da floresta Amazônica no Estado.

Ela explicou que a Sema realiza um cruzamento de dados das ações da fiscalização do Estado e os números apontados pelo Prodes. 

Conforme Corsini, só depois desse cruzamento de informações é que o Estado se pronunciará sobre aumento do desmatamento apontado pelo Prodes. 

“Estamos vendo quais áreas foram desmatadas, se elas são assentamentos ou áreas de conservação, por exemplo”, acrescentou a superintendente. 

Segundo ela, o cruzamento de dados será concluído ainda nesta semana.




 

Presidente Regional Mato Grosso: MILTON RODRIGUES

E-mail: pen.mt@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.