Redes Sociais

Home » Notícias


Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente começa nesta segunda-feira

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente começa nesta segunda-feira

A Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA) começa nesta segunda (4) e continua até a terça-feira (5) na Pousada Som das Ondas, em Jacumã/PB. A abertura do evento contará com a presença da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, e da gerente operacional de integração escola comunidade, Hygia Margareth.

A programação do primeiro dia começa às 8h com a chegada dos participantes e credenciamento, seguidos pela abertura oficial, às 8h30. Durante o evento será realizada a leitura do regulamento da CEIJMA e a oficina temática de educomunicação para os delegados, que será realizada por representantes do Ministério da Educação (MEC). À tarde acontecerá a palestra sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Escolas sustentáveis para os professores.

Na terça-feira, o evento continua com uma apresentação cultural e a socialização dos grupos temáticos. Em seguida, serão apresentados os 25 projetos das escolas estaduais. O encerramento da conferência contará com uma apresentação em vídeos com imagens e música dos melhores momentos da CEIJMA.

Conferência Estadual – Aproximadamente 200 pessoas deverão participar da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, sendo 85 delegados das escolas selecionadas, com os respectivos professores que acompanharam os projetos e os integrantes da Comissão Organizadora Estadual. Durante o evento, os jovens vão escolher 25 delegados para representar a Paraíba na Conferência Nacional, sendo três vagas asseguradas exclusivamente para escolas indígenas, quilombolas e de assentamentos, conforme definição do Regulamento Nacional.

Durante o mês de agosto, as escolas das redes públicas e privadas realizaram, em todo o Estado, a Conferência na Escola, que envolveu estudantes de todos os turnos, professores, funcionários e representantes da comunidade.

Etapa Nacional – Após a Conferência Estadual, acontecerão o Encontro Preparatório e a 4ª Conferência Nacional, que terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), com o apoio da Comissão Organizadora Estadual (COE-PB), do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O encontro preparatório será realizado nos dias 21 e 22 de novembro como forma de organizar os projetos dos delegados e professores selecionados em cada Estado. A Conferência Nacional acontecerá em Brasília, dos dias 23 a 28 do mesmo mês. O objetivo da Conferência é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, públicos e privados, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A COE é formada pelas secretarias da Educação do Estado, do Município de João Pessoa e do Município de Campina Grande, Sudema, Aesa, Coletivo Jovem da Paraíba (Cojema), Rede de Educação Ambiental (REA), UEPB e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


FONTE: http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2013/11/18/21180-pbgas-realiza-evento-para-seguranca--meio-ambiente-e-saude---




 

Presidente Regional Paraíba: Juracy Mendes

E-mail: pen.pb@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.