Redes Sociais

Home » Notícias


Prefeita de Alto Alegre visita a sede do Partido Ecológico Nacional (PEN51) em Barrinha – SP

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Prefeita de Alto Alegre visita a sede do Partido Ecológico Nacional (PEN51) em Barrinha – SP

O município de Alto Alegre, localizado no oeste do Estado de São Paulo, tem uma mulher ocupando a cadeira do Executivo.  Sabemos que a exclusão da mulher no círculo de poder é um reflexo do comprometimento do país com a questão da igualdade e perpassa todos os poderes de estado.  A mulher Helena Berto Tomazini Sorroche, vem mostrando os seus dotes como administradora e fazendo um trabalho exemplar no seu município.

Entre os diversos trabalhos que vem sendo destaque em sua administração está o segmento ambiental. Além de projetos sustentáveis, como por exemplo, a coleta seletiva de resíduos sólidos que vem sendo realizada sob a orientação do Departamento de Meio Ambiente, há ações como a exposição fotográfica da natureza, caminhada sustentável, incentivo aos alunos da Escola EMEF Prof. Sussumi Ivama proporcionando visita à Lagoa e ao sistema de tratamento de esgoto doméstico; entre outros.

“Com a coleta seletiva diminuímos o volume de resíduos sólidos em nosso aterro sanitário e preservamos o meio ambiente. Temos orientado à população a separar o lixo seco do lixo úmido e o trabalho tem sido recompensado. Incentivamos às escolas a visitarem o sistema de tratamento de esgotos para que as crianças e os jovens adquiram um conhecimento melhor da sua cidade, e desenvolvam a consciência de preservação. Da mesma forma há ações paralelas como a exposição de fotos e a caminhada da sustentabilidade, que tem sido um sucesso”, disse.

Outra atitude que foi desenvolvida através da administração de Helena e que gerou grande repercussão foi a “Caminhada Contra o Abuso Sexual.”

À oportunidade, adentrando um pouco mais profundo no assunto, podemos ver que há muitas demandas a serem preenchidas pelo gênero feminino e quando há execução de cargos em destaque, temos que ressaltar, elogiar e fazer valer como exemplo A exclusão da mulher no círculo de poder é um reflexo do comprometimento do país com a questão da igualdade e isso perpassa todos os poderes de estado. No entanto, foi pungente ver Dilma Rousseff, que até então representava a expressão máxima do poder – e foi a primeira mulher da história a ocupar a presidência da república – deixar o cargo em condições disforme aos ideais da população. De certa forma foi interessante, ver que pela primeira vez, não era um homem que tinha a faixa presidencial; era uma mulher que acenava do carro, que passava pela esplanada de Brasília. Ao contrário da ascensão, a sua queda gerou um peso negativo no segmento feminino, perdeu-se a referência maior e agora é correr atrás do prejuízo para buscar a imagem, que novamente precisa ser realçada, trabalhada e recuperada. Longe de colocar peso na balança entre o certo e o errado, limitamo-nos apenas a uma pauta de avaliação sobre o espaço feminino no poder e os impactos da fragilidade a si lhe imposta.

O coordenador do Partido Ecológico Nacional (PEN51) esteve em visita em Alto Alegre e comprovou a excelência do trabalho da Prefeita Helena e convidou-a para conhecer as instalações do Partido e da Fundação Ecológica Nacional (FEN). Na visita que aconteceu em 26 de junho foram discutidos diversos assuntos, entre eles, projetos ambientais e política voltada com foco para às eleições de 2018.

Que a administração de Helena Sorroche, como prefeita de Alto Alegre sirva de modelo para o Estado e o País, incentivando as mulheres na disputa de cargos no executivo e também no legislativo, dando um fim no atual diagnóstico de exclusão. Um exemplo clássico disso podemos aferir com uma radiografia do Congresso atual (Legislatura 2015-2019), onde há cerca de 51 mulheres num total de 513 cadeiras; isso, mediante o peso da lei assegurando na disputa um mínimo de 30% de mulheres.

Enfim, sabemos que para uma sociedade viver de forma digna, justa e solidária – termo implícito na constituição federal – há um caminho longo a se percorrer, principalmente pelas mulheres. O PEN51 tem plena consciência dessa realidade e busca nas eleições de 2018 eleger o máximo de deputados estaduais e federais para fazer frente a esses anseios.

Por César Lima

Dan Comunicações.



 

Presidente Regional Rio Grande do Sul: Luis Afonso

E-mail: pen.rs@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.