Redes Sociais

Home » Notícias


Fórum de Energias Renováveis na Semana do Meio Ambiente

  • Texto:
  • Diminuir fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Aumentar fonte
  • Aumentar fonte

Fórum de Energias Renováveis na Semana do Meio Ambiente

O Fórum Sergipano de Energias Renováveis estreia na Semana do Meio Ambiente da Universidade Tiradentes e acontecerá no início de junho, mais precisamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Informe-se com mais detalhes através dosite ou do telefone (79) 3041-1134.

O evento contempla assuntos e palestrantes que vão descortinar o panorama brasileiro, os reflexos dos resultados mundiais e a interferência positiva, consequente e inevitável que as práticas, experimentos e descobertas têm acarretado e acarretarão sobre Sergipe.

Programação

A InflaPlug é responsável pela programação do dia 05 de junho, que integra a Semana do Meio Ambiente da Universidade Tiradentes e criou o Fórum Sergipano de Energias Renováveis endossada pelo curso de Engenharia Ambiental. O Fórum assegura elenco estelar, verdadeiros expoentes no segmento sustentável, com reconhecimento em diversos países. Referência em soluções que aliam desempenho, integração e flexibilidade, a InflaPlug conta com equipe de profissionais de especialistas e pesquisadores, alguns com mais de 16 anos de atuação local nesta área ainda pouco desbravada. A empresa traz para Sergipe a realidade da geração de eletricidade a partir de fontes renováveis de forma viável e simplificada. As soluções desenvolvidas pela InfraPlug envolvem estudos aprofundados das particularidades de cada projeto, comercial ou residencial e tem transformado o investimento realizado em economia, no menor prazo possível.

Energia Renovável

A discussão sobre a questão energética ganha destaque em todo o mundo pela real necessidade de encontrar alternativas para a geração de energia de forma mais eficiente e menos agressiva ao meio ambiente. Em muitos países, novas fontes energéticas têm se tornado opções eficazes e equilibradas inclusive no aspecto financeiro, sendo que, no Brasil e em Sergipe, o debate sobre essa nova demanda energética também vem ganhando força. Ainda que de forma tímida, os avanços vêm acontecendo e mostram um mercado promissor para as fontes de energia renovável, que são aquelas em que os recursos utilizados são capazes de se recompor.

A energia proveniente dessas fontes é chamada de energia limpa e, neste contexto, passa a ser destaque a geração de energia por meio de métodos solares e eólicos, dois dos mais eficientes e difundidos no que se refere a fontes energéticas renováveis. São duas opções baratas e eficientes, cujas tecnologias de implantação e aproveitamento tornaram-se extremamente viáveis no quesito sustentabilidade x economia até para pequenas situações, como residências, condomínios e microempresas.

O Evento

A proposta do Fórum Sergipano de Energias Renováveis é trazer à luz da discussão mais informações referentes ao contexto da geração de energia através de fontes alternativas e aproximar a aplicação de energia ‘limpa’ ao dia a dia de residências e empresas. Esta questão ainda é vista por muitos como uma realidade distante e complexa, que dificilmente poderia ser aplicada a Sergipe, mas a informação precisa, embasada e bem sucedida dos profissionais e pesquisadores convidados mostrarão que o recurso desta energia ‘verde’ está mais acessível do que muitos empresários e estudantes acreditam.

Programação

O Fórum Sergipano de Energias Renováveis acontecerá em dois turnos, para públicos distintos, no dia 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data definida pela Organização das Nações Unidas para atrair a atenção do planeta à discussão das questões ambientais. Será no Auditório do Bloco D da Universidade Tiradentes – UNIT (Campus Farolândia), em Aracaju.

Manhã – 8h30 às 12h00 – Formato exclusivo para empresários e convidados, com 03 palestras (sobre energia solar, energia eólica e eficiência energética) e instigante mesa redonda que envolverá os participantes.

Noite – 19h00 às 22h00 – Formato aberto ao público com as 03 palestras nos mesmos temas da versão matutina

Palestrantes

Para esclarecer, informar, provocar e mobilizar tanto os empresários convidados e imprensa, quanto os alunos que responderão pela vitalidade do nosso meio ambiente após graduados pela UNIT, a InfraPlug convidou medalhões da área, com experiência em pesquisas e contato com públicos de outras praças e países.

Tema: Energia Eólica

com a Prof. Msc. Mauricio Cardoso Arouca Engenheiro elétrico, Professor Adjunto no Programa de Planejamento Energético da COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é experiente consultor na área, com ênfase em Tecnologias Alternativas de Geração de Energia Elétrica.

Silvia Paulo de Azevedo
Doutoranda em Planejamento Energético no Programa de Planejamento Energético da COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sócia da Empresa Enersud Indústria e Soluções Energéticas.


Tema: Energia Solar

Eng. Msc. Jonas Rafael Gazoli
Autor do livro “Energia Solar Fotovoltáica - Conceitos e Aplicações” – é membro da comissão CE-03:082.01, responsável pela elaboração da norma brasileira de inversores fotovoltáicos conectados à rede. Mestre em engenharia elétrica pela UNICAMP/SP, onde atualmente é doutorando em sistemas fotovoltáicos.


FONTE: http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=144486




 

Presidente Regional Sergipe: PAULO ROBERTO CARLOS

E-mail: pen.se@pen51.org.br

© Copyright 2018 — PEN 51 - Partido Ecológico Nacional. Todos os direitos reservados.